Reis, Fernando; Rodrigues, Jairo
CEEE
O presente trabalho objetiva expor a nova filosofia que utiliza cubículo modular compacto com os cabos de entrada de energia em Média Tensão ( MT ) entrando pelo lado da saída do cubículo e instalando o cubículo antes da cela (na subestação convencional) ou do cubículo modular (na subestação compacta) utilizados para abrigar os transformadores de instrumentos ( TC e TP ) da concessionária.
Esta nova alternativa foi desenvolvida para possibilitar o aterramento dos cabos de entrada de energia que chegam nos transformadores de instrumentos ( TC e TP ), para garantir a segurança dos funcionários da concessionária que trabalham nestes equipamentos. Outro motivo decisivo para o desenvolvimento deste
trabalho foi a necessidade do atendimento das normas de segurança vigentes e procedimentos operacionais internos das concessionárias.
O trabalho apresenta uma alternativa segura a filosofia existente em algumas concessionárias que não permitem nenhum tipo de interrupção antes das medições. Para resolver este problema o cubículo modular utilizado é provido de dispositivo para cadeado padrão da concessionária e permite utilização de lacre o que praticamente impossibilita que alguém não autorizado manobre neste equipamento, ou seja, a operação do mesmo só é permitida para a concessionária.
Esta nova alternativa permite aterrar os cabos de entrada de energia atendendo as normas de segurança e melhorando consideravelmente as condições técnicas e de segurança durante a realização dos trabalhos com conseqüente redução nos acidentes e melhorando os índices de interrupção na realização destas atividades.