Tajayanagi, H. Roch, P.; Zamboni, L.; Cipoli, J.; Borelli, A.; Marco, M.; Mogueira, E.
Bandeirante; Universidade Mackenzie
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada para viabilizar o uso de condutores bimetálicos nas fases e no neutro de redes de distribuição de energia elétrica.
Os constantes furtos de cabos de alumínio e cobre das fases e especialmente do neutro para venda como sucata,ocorrido principalmente nas áreas rurais e periferia de grandes centros urbanos, tem mostrado a vulnerabilidade das redes de distribuição.
Para o setor elétrico estes furtos acarretam perda no faturamento, gastos com reposição, dificuldades para a proteção e aumento nos índices de interrupção aos clientes.
O uso de condutores bimetálicos, que são fios de aço cobertos por uma camada de alumínio ou cobre, contribui para solucionar o problema, pois suas características elétricas são semelhante ás dos condutores usuais com custo competitivo, o mais importante é que não se conhece um método econômico para a separar o alumínio ou cobre do aço o que dificulta a comercialização do produto bimetálico.
O desempenho dos condutores bimetálicos nas redes de distribuição, está sendo avaliado pela Bandeirante, Universidade Mackenzie e parceria da Coppersteel, fabricante dos condutores bimetálicos.