Lauar, Christiana; Arruda, Luiz
NANSEN; CEMIG
A busca contínua por alternativas tecnológicas no mercado no intuito de se reduzir os custos decorrentes de perdas comerciais na rede de distribuição de energia configura-se como um desafio para as concessionárias de energia elétrica.
A importância deste tema gerou a criação de diversos grupos, comitês e associações nacionais e internacionais como a IURPA, LARPA, ABRADEE, dentre outras que têm como objeto de estudo, dentre vários, os mecanismos para maior eficácia no combate a fraudes e ao roubo de energia, garantindo assim maior proteção da receita.
Instrumentalizar e capacitar as distribuidoras de energia para ao combate a fraude e roubo de energia tornou-se uma necessidade do negócio de comercialização de energia .
Um dos processos fundamentais da metodologia aplicada no combate a perdas se refere à detecção. Uma vez que a fraude e o roubo não podem ser integralmente evitados, é fundamental que as concessionárias tenham ferramentas de identificação do roubo ou da fraude com acuracidade e confiabilidade, além de adequados a infra-estrutura e serviços relacionados à inspeção de campo.