Ciuffo, Amauri
CEMIG
A Unidade de Monitoramento de Falta de Energia é um equipamento microprocessado cuja principal função é a de detectar e transmitir informações em tempo real sobre as condições do sistema elétrico, além de possibilitar ajustes no nível e tempo do sinal de tensão monitorado pelo sistema, de modo a não permitir que sejam relatados falsos RA’s (Religamentos Automáticos); As informações – transmitidas através de conexão telefônica – chegam ao Centro de Operação de Distribuição da CEMIG através de um equipamento denominado "Central de Monitoramento". Este equipamento é conectado a um servidor. Os dados recebidos pelo software de sistema de supervisão são analisados pelos despachantes, que acionam as equipes de manutenção com maior agilidade.
Todo esse detalhamento e rapidez de informações transmitidas através do sistema de telealarme possibilita à Empresa realizar um trabalho logístico mais apurado, agilizando o restabelecimento da energia elétrica nas localidades, permitindo o aumento da disponibilidade de suas redes e melhorando seus índices de qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Entre os benefícios de sua utilização podemos destacar o baixo custo de cada unidade e a agilidade nos atendimentos, possibilitando que equipes de manutenção sejam enviadas antes e independente da reclamação do consumidor.