Um estudo comparativo de modelos de linhas de distribuição de energia elétrica em circuitos secundário Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Trindade, Walmeran; Macedo, Washington de

CEFET; COELT

Programas de cálculo de fluxo de potência tradicionais consideram o sistema trifásico de energia elétrica balanceado e condutores em transposição completa, analisando com isso apenas uma fase e estendendo o resultado para as outras duas com defasagens de 120°.
Em sistemas de distribuição de energia elétrica, tais considerações não podem ser assumidas. Neles, há uma grande predominância de cargas monofásicas, principalmente nos circuitos secundários, e a
configuração dos condutores nas linhas de distribuição nunca é eqüilateral simétrica.
Portanto, o desbalanceamento da rede trifásica, bem como o acoplamento magnético entre as fases, mesmo em circuitos secundários de distribuição de energia elétrica, devem ser levados em conta, sob pena de consideráveis erros na determinação das tensões nodais e das perdas elétricas serem cometidos.
Neste trabalho apresentamos as conclusões sobre os erros na determinação das tensões nodais e das perdas elétricas, obtidas a partir do cálculo de fluxo de potência trifásico para redes secundárias de distribuição de energia elétrica, provenientes de modelos de linhas inadequados. Para isso, foi considerada a linha de Carson como modelo preciso, fazendo-se comparações para três situações de carregamento (cargas balanceadas, levemente desbalanceadas e fortemente desbalanceadas) e três modelos aproximados de linhas comumente utilizados em programas de fluxo de potência.
Empresa
  • CEFET; COELT
Países

No hay países relacionados.

Autores
  • Macedo, Washington de
  • Trindade, Walmeran
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒