Zanoni, Císero; Gabiatti, Adriano; Kaheler, Jose
PUCRS
Muitos programas de eficiência energética são realizados anualmente por concessionárias de energia, instituições representativas e empresas estatais. No entanto, muitos destes programas, não focam na publicação dos resultados e na contabilização dos ganhos obtidos para as empresas envolvidas no programa ou para as empresas de energia, como a protelação de investimentos de expansão.
Em 2004, a FIERGS (Federação da Indústrias do Rio Grande do Sul) e a ELETROBRAS firmaram um convênio, com a finalidade de formar Multiplicadores em Eficiência Energética. A partir desta experiência, surgiu o SGE2®.
O SGE2® é um sistema que tem por objetivos gerenciar programas de eficiência energética promovidos por instituições empresariais e concessionárias de energia.
As metodologias aplicadas para avaliar as ações gerenciais em eficiência energética são baseadas no PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), promovida pela FIERGS.
Desta forma, o SGE2® possibilita a análise dos diversos aspectos internos relacionados à gestão, consumo e uso das fontes de energia, estabelece parâmetros de consumo de energia para os diferentes setores produtivos e acompanhamento individual para cada empresa participante do programa, traçando comparativos de desempenho e evolução histórica de resultados além de indicadores gerenciais no que tange o uso racional da energia.
A estruturação e publicação de resultados práticos de programas de gestão de energia constituem-se na principal contribuição do SGE2® para fomentar a formação de redes de eficiência energética e sensibilizar a sociedade para o uso racional dos recursos energéticos.
Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar o SGE2® e suas funcionalidades, expor os conceitos envolvidos na sua criação e mostrar a experiência adquirida com o sistema.