Sistema de custeio – uma ferramenta para gestão dos serviços contratados Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Serra, Evaldo; Cury, Carlos; Braga, Artur; Cezario, Gustavo

Elektro

Cada vez mais se exige que os serviços contratados pelas Distribuidoras apresentem níveis adequados de qualidade e segurança, que respeitem aspectos ambientais e legais, e que tenham preço justo.
Terceirizar estes serviços não desobriga a concessionária de responder adequadamente às expectativas de qualidade e segurança solicitadas pelos órgãos reguladores, mas por outro lado reforça a necessidade de um processo de gestão adequado destes serviços.
Dentre estes serviços contratados destaca-se, não só pela importância econômica, mas também pela importância técnica, os serviços de construção/manutenção de redes e técnicocomercias (corte, religa, etc). Estes serviços são fundamentais para expandir/manter os ativos do sistema elétrico em níveis e padrões técnicos adequados, de modo a permitir a entrega pela distribuidora dos padrões de qualidade de serviço requeridos.
A remuneração justa destes serviços e a contratação dos melhores fornecedores é um caminho natural que deve ser seguido para atender aos desafios descritos. Neste sentido a Elektro elaborou, para gestão dos serviços de construção e manutenção de redes, um Sistema de Custeio de Atividades. 
O Sistema de Custeio considera a estrutura e aatender adequadamente aos serviços baseado no conceito de empresa padrão. Partindo de medição em campo dos recursos necessários para execução de cada atividade, os custos são calculados considerando todos os impactos decorrentes de pessoal, veículos, ferramentas, equipamentos, infraestrutura, encargos, produtividade das equipes, distâncias e dificuldades logísticas regionais. Os custos são traduzidos em cada atividade através de unidades físicas denominadas de U.S. (Unidades de Serviço), que servem de base para a remuneração dos serviços contratados.
O Sistema de Custeio está desenvolvido e permite simulações de cenários para análise técnica e econômica, praticar níveis adequados de remuneração das atividades com base no padrão de qualidade esperado e acompanhar a evolução dos custos com base nas produtividades das equipes organização que a empreiteira deveria ter para atender adequadamente aos serviços baseado no conceito de empresa padrão. Partindo de medição em campo dos recursos necessários para execução de cada atividade, os custos são calculados considerando todos os impactos decorrentes de pessoal, veículos, ferramentas, equipamentos, infraestrutura, encargos, produtividade das equipes, distâncias e dificuldades logísticas regionais. Os custos são traduzidos em cada atividade através de unidades físicas denominadas de U.S. (Unidades de Serviço), que servem de base para a remuneração dos serviços contratados. 
O Sistema de Custeio está desenvolvido e permite simulações de cenários para análise técnica e econômica, praticar níveis adequados de remuneração das atividades com base no padrão de qualidade esperado e acompanhar a evolução dos custos com base nas produtividades das equipes.​
Empresa
  • ELEKTRO
Países
  • Brasil
Autores
  • Braga, Artur
  • Cezario, Gustavo
  • Cury, Carlos
  • Serra, Evaldo
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒