Filgueiras, Taciana; Carvalho Jr., Francisco
CELPE
Para as empresas concessionárias de energia elétrica, o controle da vegetação existente ao longo das linhas de transmissão ocorre normalmente após a observação visual de um risco iminente, no momento da inspeção. Tal fato concorre para o estabelecimento de um risco permanente de desligamento dos equipamentos, somado à geração de impactos ambientais muitas vezes desnecessários. Ademais, os inspetores de manutenção não possuem o conhecimento aprofundado das espécies e seu crescimento e tampouco conseguem planejar de forma eficiente as manutenções necessárias – roços e podas – de modo a garantir as manutenções preventivas necessárias no caso de vegetação próximo às Linhas de Transmissão (LT’s) e a conseqüente continuidade de fornecimento de energia elétrica.
A partir desse cenário, a Celpe está desenvolvendo um sistema integrado informatizado para o controle e o monitoramento da vegetação arbórea com incidência direta sobre as LT’s.
Esse programa deverá se fundamentar em 2 etapas: no mapeamento e conhecimento das áreas com incidência de vegetação contra as LT´s e na elaboração de um banco de dados das diversas situações encontradas em campo para realização das manutenções conseqüentes, baseadas num calendário fenológico das vegetações encontradas no estado de Pernambuco.