Valbert, Antonio; Carneiro, Marcos; Tagliassachi, Jose; Bachega, Humberto; Bishop, Paulo; Bachega, Daniel
CPFL
Os sistemas de TV à Cabo – CATV, pelos quais são programados e lidos os medidores de energia elétrica, evoluíram de simples redes de distribuição de sinais de televisão para sistemas de telecomunicações, capazes de se comunicarem de forma bidirecional em alta velocidade e confiabilidade.
As redes de TV à Cabo atualmente são construídas utilizando a arquitetura HFC (Hybrid Fiber Coaxial). Nessa arquitetura, as redes elétricas, óticas e coaxiais se comportam como uma rede de serviços on-line, que permite no sistema de medição proposto controlar serviços tais como:
corte/religamento de energia elétrica, implementação de tarifas diferenciadas e teleleituras de medidores.
No Brasil os sistemas de TV à Cabo estão em mais de 290 cidades, com 111 operadoras servindo mais de 2.300.000 de assinantes(1) e podendo acessar mais de 10.000.000 de unidades consumidoras de energia elétrica que inclusive não são assinantes da TV à Cabo.
O Sistema de Automação e Medição de Energia Elétrica por TV à Cabo – SAMEEC foi desenvolvido pela Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL e pela Tele Design através do Programa de P&D regulado pela ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica, pertencente ao governo federal do Brasil. Esse trabalho
contemplou a legislação de serviços de acesso por cabos, definida pela ANATEL-Agência Nacional de Telecomunicações, também pertencente ao governo federal, na modalidade de Serviços de Comunicação Multimídia – SCM, visto que a comunicação usada não se trata de serviço de voz ou de uso da rede pública, que caracterizaria um STF – Serviço de Telefonia Fixa.
O sistema desenvolvido é composto por um Ponto de Presença (PP) que fica junto aos medidores e é capaz de processar e transmitir dados obtidos desses; um Concentrador Central de Comunicação (CCC) ligado ao cabeçal de TV à Cabo que recebe, integra e controla de forma centralizada tanto as informações dos PP´s como as recebidas e enviadas ao Centro de Aplicações(CA).
Esse Centro(CA), instalado na sede da concessionária é um servidor de aplicação contendo uma base de dados que armazena as informações e as integra aos sistemas de faturamento, servidor de e-mail para envio automático de mensagens e um servidor WEB que permite aos consumidores consultar informações consistidas via Internet.
O SAMEEC utiliza um conjunto de protocolos de comunicação, desde os desenvolvidos especialmente para a aplicação até o TCP/IP, tornando o sistema de coleta de informações confiável e flexível, pois permite que outros protocolos de acesso aos medidores eletrônicos sejam utilizados; o projeto baseou-se no protocolo definido pela ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas através da norma NBR14522.
O custo do sistema em edifícios de uso coletivo ou em regiões densamente ocupadas é muito atraente por um único Ponto de Presença ser capaz de integrar em rede até 128 medidores.
O sistema foi implantado na operadora de TV à Cabo VIVAX, antiga Horizon, e o projeto piloto foi testado em um condomínio de apartamentos residenciais na cidade de Americana,estado de São Paulo, pertencente à área de concessão da CPFL. Em 2006 está previsto que mais 20 edifícios e 200 UC’s recebam o sistema.