Lazzaretti, André; Ravaglio, Marcelo; Resende, Guilherme; Ribeiro, Sebastião; Bachega, Renata; Kowalski, Edemir; Swinka Filho, Vitolo; Moreira de Souza, Paulo; Borges, Ademar; Lima, Juliana; Voos, Marcus
LACTEC; COPEL
Cada concessionária estabelece a distância de segurança adequada ao serviço a ser realizado. No caso da COPEL Distribuição, a distância de segurança recomendada para serviços nas redes de distribuição de 13,8 kV e 34,5 kV (níveis de tensão utilizados nesse trabalho) é de 60 cm e 100 cm, respectivamente.
Tendo em vista essa realidade e a dinâmica do trabalho realizado pelo eletricista, optou-se por desenvolver um dispositivo eletrônico baseado no campo elétrico gerado pelas linhas de distribuição, para emprego como acessório em capacetes de segurança, visando alertar os eletricistas da aproximação excessiva em relação à rede energizada de média tensão. Para tanto, fez-se necessário o conhecimento do comportamento do campo elétrico em regiões próximas ao limite de segurança do eletricista, sendo esse o foco principal do presente trabalho.