Teixeira, De.; Goncalves, D.; Padovani, E.; Silva, R.
ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, no ano de 1998, elaborou o Manual de Procedimentos da Operação – MPO integrante dos Procedimentos de Redes, que previa a utilização de Regulamentos Internacionais para a operação das interconexões internacionais ao Sistema Brasileiro. Este Manual foi um dos instrumentos que fundamentaram o início das atividades do ONS.
Considerando isso, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do ONS na elaboração e aplicação de Regulamentos Internacionais para a operação das interconexões internacionais.
Neste trabalho são apresentados os resultados do processo que o ONS desenvolveu e vem aplicando na elaboração e utilização dos procedimentos necessários às atividades de operação das interconexões internacionais do Sistema Brasileiro, contidos nos Regulamentos Internacionais.
É também apresentado um retrato da estrutura destes Regulamentos, enfocando aspectos principais como o processo de aprovação pelos Agentes dos países envolvidos e ainda a sua correlação com as atividades de preparação, execução e análise da operação, realizadas pelo Operador, apontando os pontos críticos de cada etapa destas atividades e a sua abordagem.
É mostrado um panorama das situações operacionais críticas que foram vivenciadas recentemente na operação do Sistema Brasileiro e como os Regulamentos Internacionais contribuíram para a correta aplicação das soluções adotadas. Estas situações emergenciais envolveram desligamentos automáticos de equipamentos do Sistema Brasileiro, como Linhas de Transmissão de Extra Alta Tensão ou, condições hidro-energéticas adversas quando, o uso da energia transportada pelas interconexões internacionais, representou papel importante para a mitigação dos problemas.
São apresentados ainda alguns prognósticos de curto prazo para o uso dos Regulamentos Internacionais, sob o ponto de vista do Sistema Elétrico Brasileiro.