Redução da interferência de animais nos sistemas de subtransmissão e distribuição. Experiência da Enersul Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Ferreira Martins, Euler; Dias, Werneck

Enersul

Enersul, Empresa Energética de Mato Grasso do Sul, tem como área de concessão 328.323 km2. Com a baixa flexibilidade operativa do sistema e a necessidade de cumprir as metas de continuidade serviram como incentivo na busca de soluções para evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Ultimamente tem-se observado que alterações na vegetação em áreas rurais têm provocado mudanças nos hábitos dos animais, que inclusive têm migrado do campo para as cidades.
Estas alterações têm provocado a interferência dos animais em equipamentos e componentes do sistema elétrico, provocando, além da morte dos mesmos, danos materiais com elevados prejuízos financeiros e cortes no fornecimento de energia elétrica. Como exemplo pode ser citado a interferência de pássaros como curicacas em linhas de transmissão, tuiuiús e casas de joão-de-barro em linhas e redes de distribuição. Também nas subestações observa-se o aumento da presença de pássaros e animais silvestres em barramentos, cubículos e transformadores.
O presente trabalho relata a experiência da Enersul, que inclusive tem a maior parte do Pantanal na sua área de concessão, na utilização de diversos dispositivos e materiais que eliminam ou minimizam, ao mesmo tempo, danos à fauna e ao sistema elétrico.
Empresa
  • Enersul
Países
  • Brasil
Autores
  • Dias, Werneck
  • Ferreira Martins, Euler
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒