Santos, Luis; Casanegra, Tomas
AMPLA
A Ampla, distribuidora de energia do estado do Rio de Janeiro, é uma das empresas que mais sofrem os efeitos do furto de energia em sua área de concessão. Um estudo encomendado pela Ampla e realizado por um consórcio formado pela FGV e UFF desenvolveu um índice para medir a complexidade social dos estados brasileiros, índice este que se apresenta muito alto no estado do Rio de Janeiro em comparação a outros estados. Tal índice guarda estreita correlação com o nível de furto de energia, o que teoricamente explica o problema prático enfrentado pela Ampla. Em 2004, por exemplo, o índice de perdas da empresa foi de 22,8%, bastante superior à média nacional.
Entre 1997 e 2003, com investimentos girando em torno de R$ 500 milhões na inspeção e normalização de mais de 1.200.000 clientes, a empresa somente conseguiu a redução de 1,7 pontos percentuais de perdas e o acúmulo de uma inadimplência total de R$ 447 milhões.
Com base na dificuldade de se combater o furto pelos métodos usuais e no fato de que a facilidade em acessar a rede de distribuição não gera complicações de ordem téc nica para uma ligação irregular, a Ampla vem implantando, desde dezembro de 2003, o projeto Rede Ampla, uma nova tecnologia de última geração que consiste em construir redes de distribuição que dificultem o acesso à energia sem que haja a prévia medição.
O projeto Rede Ampla foi desenvolvido por engenheiros da Companhia, com tecnologia brasileira. O sistema consiste na elevação da rede secundária (baixa tensão) até o nível da rede primária (média tensão) com a utilização de um cabo pré-reunido. Ambas ficam a aproximadamente 10 metros do solo, o que dificulta as ligações clandestinas. Além disso, medidores eletrônicos instalados nos transformadores indicam se houve furto de energia.
Os resultados, até o presente momento, têm sido excelentes e o índice de perdas nas áreas em que foi implementada a Rede Ampla (normalmente regiões críticas, com alto nível de furto de energia) tem caído significativamente, o que demonstra a alta eficácia da solução desenvolvida. Por exemplo, numa amostra de 82.047 clientes conectados à Rede Ampla, registrou-se um decréscimo do índice de perdas de 53,4% para 9,9%.