Camilher, Wilson
DOW Brasil
A utilização do polietileno reticulado (XLPE) na fabricação de cabos de energia para distribuição sempre associou o fato da mais baixa taxa de perda entre os isolantes. Dados comparativos com a borracha etilenopropileno (EPR), mostram que o EPR, além de um maior custo final de fabricação, apresenta maiores perdas
dielétricas. São apresentadas neste trabalho as vantagens do material para isolação baseado no polietileno reticulado, contendo aditivo retardante à arborescência (XLPE-TR), em comparação aos principais isolantes utilizados em cabos de energia.
Dentre as principais vantagens do XLPE-TR são salientados a menor perda dielétrica, característica dos polietilenos que é realçada nos resultados observados para este material que mostra valores inferiores aos do EPR, permitindo que seja analisado como um importante item no custo de aquisição do cabo. Mas sem dúvida alguma, a retardância da arborescência é a principal característica deste material, analisado neste trabalho, que colabora significativamente para o aumento da vida útil dos cabos de energia.
É apresentado o método de laboratório de crescimento induzido de arborescências, bem como a análise dos resultados mostrando a resistência dos materiais no desenvolvimento destes defeitos. O desempenho de vários isolantes utilizados em cabos de energia é apresentado através de valores obtidos em amostras retiradas de cabos em operação, mostrando o excelente desempenho do XLPE-TR.
A análise baseada no Valor Presente Real – VPR, é apresentada como uma ferramenta da avaliação do custo real, como premissa básica na definição de materiais isolantes, com vistas à aquisição de cabos de energia.