Perspectiva da integração eletroenergética do Cone Sul: uma alternativa de evolução gradual Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Chipp, Hermes; Lattari, Luiz; Gardos, Istvan; Cascao, Nicolau

ONS

Atualmente a integração eletroenergética do Brasil com os países do Cone Sul tem sido realizada mediante intercâmbios bilaterais, regidos por contratos entre Agentes comercializadores e operacionalizados através de Acordos Operativos celebrados entre os operadores dos sistemas elétricos.
Também tem sido efetivados intercâmbios em condições de emergência, na modalidade auxílio operativo, e ainda através de excedentes energéticos como geração térmica e vertimentos. 
Nessa modalidade, destacam-se as exportações efetuadas pelo Brasil para a Argentina e o Uruguai, inclusive com a utilização de instalações de terceiros.
As modalidades hoje praticadas não contemplam nenhum nível de otimização dos sistemas energéticos, havendo, portanto, uma perda de oportunidade que pode ser objeto de avanços no sentido da maior integração energética dos países  do Cone Sul, em consonância com as diretrizes governamentais dos países envolvidos. 
O presente trabalho apresenta a experiência adquirida com o atual processo de intercâmbio entre os países, identifica e propõe alternativas para superação das barreiras relacionadas com os aspectos técnicos, contratuais e regulatórios e apresenta propostas de aprimoramento do processo de integração no sentido de permitir a obtenção dos benefícios da otimização com tratamento equânime às partes envolvidas, propiciando utilização mais eficiente de interconexões internacionais.

Empresa
  • ONS
Países
  • Brasil
Autores
  • Cascao, Nicolau
  • Chipp, Hermes
  • Gardos, Istvan
  • Lattari, Luiz
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒