Araujo, Renato; Strauch, Mariana; Valente, Andre; Pereira, Xerxes; Tanure, Eduardo
UNIFACS; COELBA
A resolução 024/2000 da Agência Nacional de Regulação de Energia Elétrica, ANEEL atualizou e ampliou as disposições referentes à continuidade no fornecimento de energia elétrica aos consumidores, estabelecendo indicadores de qualidade a serem alcançados, tanto para grupo de consumidores como para consumidores individuais. Cada concessionária apresentou a ANEEL seus consumidores agrupados
em conjuntos, segundo critérios indicativos, definidos na resolução. De posse dos conjuntos de todas as concessionárias, a ANEEL, determinou as metas de desempenho de cada conjunto, utilizando técnicas de cluster analysis para viabilizar a regulação pelo modelo de Yardistick Competition.
A análise dos conjuntos da COELBA permitiu identificar que a metodologia utilizada não era capaz de minimizar as multas causadas pelo não atendimento aos padrões de qualidade exigidos. A escolha da unidade municipal como conjunto, que tem uma lógica de implementação que sugere facilidade de implantação, acompanhamento e na comparação dos indicadores entre municípios, dificulta a gestão destes indicadores, já que os mesmos têm uma forte correlação com o porte do sistema elétrico e com a prontidão de atendimento do sistema suporte e quase nenhuma com a definição municipal.
Este trabalho pretende apresentar uma metodologia que agrupe os consumidores em conjuntos de maneira tal que as multas referentes ao não atendimento das metas de continuidade sejam minimizadas.