Almeida, M.; Silveira, M.; Bastos, Pde; Micheli, I.; Dantas, P.
COELBA; UNIFACS; UFBA
Este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre eletrificação rural de baixo custo que serviu de base para a análise técnica de projetos do Programa “Luz para Todos”, criado em 2002 para realizar a universalização do atendimento no meio rural brasileiro, visando a redução dos valores orçados pelas distribuidoras de São Paulo, em seus respectivos planos de obras.
Em um primeiro momento, foram investigados meios de fazer estudo do comportamento de cada distribuidora participante do “Luz da Terra”, perante os compromissos de reduzir o custo da eletrificação rural. Esse programa apresentava cunho eminentemente social e foi instituído no Estado de São Paulo, vigorando no período de 1996 a 2004.
Em seguida, a mesma metodologia foi adaptada para o confronto de dados dos planos de obras futuros de cada distribuidora no Programa “Luz para Todos”, criado em 2002 para realizar a universalização do atendimento no Brasil, com o resultado do primeiro programa. A pesquisa permitiu a identificação de certas tendências dos projetistas ao evoluir de um modelo mais rigoroso com o baixo custo, como era o “Luz da Terra”, para o atual programa.
Aplicado a todas as empresas do Estado, o estudo serviu de apoio para renegociação dos orçamentos, gerando uma economia de mais de US$10 milhões no universo de 42 mil ligações.