Andrade, Maria de
UFRJ
Com o objetivo de auxiliar o processo de implantação da gestão da energia nos municípios brasileiros, este trabalho apresenta a aplicação indicativa de uma metodologia para gestão e avaliação de projetos em dois municípios brasileiros: Serra sugerida nesse trabalho foi desenvolvida para projetos de gestão energética municipal, levando em conta o planejamento da energia no município.
Para desenvolver o trabalho foram feitas pesquisas sobre o processo de formação das cidades considerando: a energia, como insumo básico para o desenvolvimento, o desafio da conquista do desenvolvimento da sociedade face à necessidade de estabelecer novos padrões de consumo e produção tendo como meta a preservação ambiental e a visão de uma sociedade globalizada com alto índice de pobreza e de degradação ambiental a ser superado. Como referências ao trabalho cita-se a experiência da Rede Energie-Citès, rede de municípios europeus que atuam a partir da troca de
experiências sobre o planejamento e gestão da energia e a experiência brasileira na implantação da Gestão Energética Municipal – GEM, pela ELETROBRAS/PROCEL . A implantação da GEM no Brasil, entre tantas constatações evidenciou a falta de capacitação dos técnicos e gestores municipais quanto as atribuições e as possibilidades dos municípios em relação à energia. Esse fato sinalizou para a oportunidade de realização do trabalho de pesquisa para a elaboração da metodologia.