Butto, Sebastian; Perecmanis, Felipe
SIGLASUL Consultoria
O presente trabalho procura definir o que seria um programa eficiente de combate às perdas não-técnicas, tendo em vista o horizonte temporal relativo ao período tarifário da distribuidora para se atingir o percentual final de perdas a ele associado.
A importância deste tema se deve não só por motivos de gestão eficiente das empresas como também por questões de adequação à regulação vigente.
Neste sentido, ao longo do texto busca-se apresentar as ferramentas necessárias para a determinação deste programa eficiente.
Inicialmente, são abordados os aspectos conceituais envolvidos na definição das perdas eficientes, tendo em conta os aportes e a recuperação de receita envolvidos no programa para se atingir seu patamar.
Em seguida, são levantados os estudos e os instrumentos que são necessários para se desenhar adequadamente um programa de combate às perdas não-técnicas.
Por fim, é proposto um modelo de análise econômico-financeira deste tipo de programa, com vistas a determinar seu nível de eficiência.