Manutenção preventiva em secionadores de 500 kV em subestação energizada Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Duarte, Clayton

FURNAS

FURNAS opera um parque gerador com 13 usinas, disponibilizando mais de 10.000 MW para o Sistema Elétrico Brasileiro. Para isso, possui uma rede de transmissão de energia com 44 subestações, interligadas através de quase 20.000 km de linhas de transmissão, nas tensões de 138 a 750 kV.
Manter a confiabilidade deste sistema, exige de sua equipe, treinamento nas mais avançadas técnicas de manutenção, buscando disponibilidade máxima e acidente zero.
Desta forma, técnicas de manutenção em linhas e subestações energizadas vem sendo amplamente utilizadas por FURNAS, evitando multas e perdas na receita de transmissão de energia.
Um trabalho pioneiro em subestação energizada foi realizado em Maio de 2006, na SE Batéias, no estado do Paraná, onde chega a LT Ibiúna – Batéias, em 500 kV, que é considerada a segunda mais importante conexão Sul/Sudeste do Sistema Interligado Brasileiro.Permitir e execução de manutenção preventiva e corretiva com manobras de abertura e fechamento de um secionador de eixo central de dupla abertura, em 500 kV, sem interrupção do circuito
Empresa
  • Furnas
Países
  • Brasil
Autores
  • Duarte, Clayton
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒