Portolann, Cesar; Campagnolo, Jorge
CDFET; UFSC
De um modo geral, os consumidores residenciais contribuem para reduzir o FC das concessionárias de energia elétrica, através da utilização de chuveiros elétricos. O consumo destas cargas é relativamente baixo, conduzindo a pouca arrecadação com elas, mas por outro lado, exigem que as empresas mantenham seus equipamentos dimensionados para atender demanda alta por curto período de tempo. Assim, administrar o uso destes aparelhos de forma que a curva de carga torne-se mais plana, conduz a uma demanda máxima menor, permitindo que os investimentos das companhias possam ser adiados, e os custos reduzidos.
Para que este gerenciamento seja possível e haja garantia de eficiência, a ação sobre os aparelhos deve ser automatizada o quanto possível, não permitindo que o usuário desative a medida aplicada. Como é óbvio que este tipo de usuário reduz o FC, o diagnóstico energético pode ser dispensado.
Este trabalho consiste da discussão de medidas práticas para reduzir a potência de aquecedores elétricos de passagem, deslocar o seu uso para fora da ponta da curva de demanda, ou aumentar a diversidade. O alvo são então os consumidores residenciais com alimentação monofásica.