Lessa, Bruno
COELBA
O sistema elétrico brasileiro, com sua geração de energia basicamente centralizada, tem demonstrado dificuldade em fazer a oferta de energia acompanhar a curva da demanda – principalmente em pontos semi-isolados do sistema. Isto se dá essencialmente pelo elevado custo que se tem para expandir um sistemas centralizados de geração.
Diante da dificuldade de expansão do sistema elétrico centralizado surge o conceito de geração distribuída, que nada mais é do que a descentralização da geração de energia elétrica, trazendo a geração para próximo do mercado consumidor. O propósito deste trabalho é demonstrar como a geração distribuída pode melhorar a eficiência energética e comercial de uma concessionária de energia elétrica, trazendo frutos não apenas para a empresa, mas para toda a comunidade atendida pela mesma.
Os objetivos específicos que serão abordados neste trabalho consistem em: Analisar os impactos negativos e positivos da geração distribuída para as concessionárias de energia elétrica; Como a geração distribuída pode contribuir para a melhoria da eficiência energética e confiabilidade do sistema elétrico de distribuição de uma concessionária de energia.