Penin, Carlos; Pereyra, Franz; Meffe, Andre; Sariva, Uana; Barioni, Carlos; Possani, Cleber; Amaral, Edson; Kaminsky, Roberval
USP; CPFL
A preocupação das distribuidoras de energia com perdas comerciais é crescente.
Em muitas concessionárias de distribuição de energia elétrica no Brasil os índices de perdas comerciais ultrapassam os 10,0 % da energia comercializada. Por isso, existe grande necessidade de metodologias que aumentem a eficiência do processo de seleção das unidades consumidoras que possivelmente apresentem perdas comerciais. Atualmente, o índice de acerto nas inspeções realizadas pela CPFL está em torno de 15%. Este trabalho procurou maximizar esse índice, de forma a obter um melhor retorno dos recursos destinados às inspeções das unidades consumidoras.
O presente art igo tem como principal objetivo demonstrar o sistema desenvolvido pela parceria Enerq-CPFL no âmbito do projeto “Caracterização de Perdas Técnicas e Comerciais – Uma Ferramenta de Gestão da Recuperação de Receitas”, que teve como resultado ferramentas e metodologias que têm permitido à concessionária implementar uma política de combate às perdas comerciais, por meio de auditorias permanentes em seu processo de faturamento. Tal Sistema de Controle e Supervisão das Perdas Técnicas e Comerciais integra em uma mesma base de dados os dados elétricos do sistema de distribuição e os dados comerciais (de faturamento), visando fornecer o mapeamento das perdas comerciais e técnicas, a quantificação de cada uma delas por alimentador e um plano básico para combate às fraudes.
Para isso foram desenvolvidos técnicas e algoritmos para cálculo de perdas técnicas de energia que levam em conta a tipologia de curva de carga de cada categoria de consumo e que mensuram a energia do lote de faturamento (região geográfica percorrida pelos leituristas) referente a cada alimentador, pois um lote pode conter vários alimentadores, e um alimentador pode conter vários lotes, com períodos de leitura diferentes.
As técnicas de mineração de dados são muito úteis na detecção de perdas comerciais