Rolim, Roberto; Guembarovski, Ricardo; Miranda, Luiz; Velozo, Sergio; Morales, Aran; Todesco, Jose
UFSC; CELESC
Um dos principais fatores diferenciais no posicionamento de mercado das organizações será o descobrimento de oportunidades de alto retorno e no apontamento de soluções para problemas operacionais e estratégicos em rápido espaço de tempo. Diversas organizações têm alcançado diferenciais competitivos através da formalização do conhecimento de seus técnicos e especialistas, através de sistemas computacionais de apoio à decisão. Esta atividade vem ao encontro da tão falada Gestão do Conhecimento.
Para o gerenciamento eficiente da rede de distribuição de energia, os especialistas geralmente tratam uma diversidade bastante grande de variáveis, muitas das quais são variáveis lingüísticas, mais adequadas no tratamento de sistemas fortemente influenciados pela experiência, julgamento e raciocínio humano. Um sistema para apoiar a gestão da distribuição de energia elétrica, está sujeito aos fatores humanos anteriormente citados, o que faz com que seja muito difícil de ser modelado. Neste sentido, este artigo apresenta uma abordagem baseada em Sistemas Especialistas para apoiar à tomada de decisão na gestão da rede secundária de distribuição.
O Sistema Especialista da Distribuição (SED) faz uma análise dos principais fatores associados à rede de distribuição secundária, em especial a tensão e o carregamento, e baseado no conhecimento extraído dos especialistas de operação, fornece subsídios à tomada de decisão, considerando ainda um conjunto de ações viáveis.
Através de um software de interface amigável, o SED possibilita a visualização da lógica empregada, a caracterização dos problemas de tensão e carregamento, os dados do circuito, e fornece uma lista de ações possíveis, subsidiando a resolução do problema e satisfazendo com o menor custo o máximo de eficiência na qualidade do fornecimento de energia.