Veiga, Davi; Abreu, Marcio; Peres, Maria
A Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, desenvolve, entre outros programas, o PROCEL GEM – Gestão Energética Municipal que tem como objetivo colaborar com o administrador municipal na gestão e uso eficiente de energia elétrica nos centros consumidores pertencentes à Prefeitura, bem como na identificação de oportunidades de economia e geração de energia.
Algumas das grandes dificuldades enfrentadas no desenvolvimento desse programa são: a quantidade de municípios brasileiros – atualmente 5.561; a diversidade de tamanhos e características; o acesso nem sempre adequado a informações pelos municípios e o volume de recursos disponíveis para atendê-los, entre outros.
Com o objetivo de reduzir as dificuldades e de adotar uma postura estratégica e pró-ativa, evitando-se atendimento simplesmente reativo às solicitações de auxílio, o PROCEL GEM desenvolveu, em parceria com o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal e a RCE – Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica, uma Ferramenta de Priorização de Municípios para investimentos.
Essa ferramenta baseia-se em 27 dados e indicadores estatísticos de todos os municípios nas áreas social, financeira, energética, comportamental, educacional, entre outras. Através da atribuição de pesos a cada um desses dados ou do agrupamento estratégico de dados considerados importantes num determinado aspecto, é possível atribuir uma ordem de atendimento para os municípios. A partir desse momento, a Eletrobrás pode selecionar os municípios que melhor atendem aos seus requisitos e objetivos quando da implementação das ações de eficiência energética do PROCEL.
Uma das características mais marcantes da ferramenta é sua flexibilidade. Por basear-se em dados diversos, e possibilitar a atribuição de pesos para cada dado separadamente, o programa pode ser utilizado por outros núcleos de trabalho do PROCEL, bastando que se atribua pesos diferentes para os dados mais
relevantes em cada caso, ou ainda que se insiram novos dados e indicadores na base de dados do programa.
Na fase atual, o PROCEL GEM vem utilizando a ferramenta internamente, gerando resultados com o intuito de testar a eficácia e a adequação aos propósitos iniciais do projeto e também de definir os dados mais relevantes em cada caso de aplicação.
Essa ferramenta será de grande importância para que o PROCEL atinja resultados ainda mais expressivos que os já alcançados nesses 20 anos de existência. Selecionando os projetos de eficiência energética de maior retorno para o setor elétrico e cumprindo sua função social, a Eletrobrás contribui para o desenvolvimento do país.