Garcia, Katia; Pres, Silvia; Paz, Luciana; Matos, Denise; Damazio, Jorge; Menezes, Paulo; Medeiros, Alexandre
CEPEL
A promoção de ações socioambientais que buscam uma melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e das comunidades do entorno, bem como do meio ambiente, vem sendo cada vez mais percebidas de forma positiva pelo consumidor e pela sociedade. Surge então o conceito de sustentabilidade empresarial, que remete ao de desenvolvimento sustentável criado pela Comissão de Brudtland em 1987, porém com
foco no desempenho das atividades das empresas. Uma empresa sustentável é aquela que além de gerar resultados financeiros e econômicos, contribui para o desenvolvimento da sociedade e para a conservação do meio ambiente. Um dos indicativos do interesse do setor privado internacional no tema é a consolidação de índices de sustentabilidade nas Bolsas de Valores de Nova York, Londres e São Paulo.
No Brasil, o Grupo ELETROBRÁS tem acompanhado a tendência internacional implementando programas de melhoria e sistemas de monitoramento com o uso de indicadores para avaliar o seu desempenho socioambiental em relação aos objetivos de sustentabilidade assumidos internacionalmente pela empresa, como os do Pacto Global, por exemplo. Neste sentido destaca-se o trabalho do CEPEL, que, desde os anos 1990, vem realizando projetos de pesquisas visando desenvolver metodologias para incorporação da variável socioambiental no planejamento do setor elétrico brasileiro. A experiência adquirida está orientando um novo projeto: “Indicadores Socioambientais para Gestão da Sustentabilidade Empresarial da ELETROBRÁS e empresas do Grupo”. O objetivo central deste projeto é o estabelecimento de um conjunto de indicadores de desempenho socioambiental que apóie o processo de Gestão de Sustentabilidade Empresarial, gerenciado e coordenado pela ELETROBRÁS, subsidiando a avaliação e comunicação da melhoria do desempenho socioambiental do Grupo ELETROBRÁS.