Capeletto, Jose; Telli, Regina
CEEE
Em 1985, foi realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a implantação do projeto de rede subterrânea, em grande parte do Centro Histórico de São João del-Rei-Brasil. A obra constituía de substituição da rede aérea e instalação de postes de concreto de dupla conicidade com luminárias pétala, com lâmpadas a vapor de sódio de 250 Watts. Nesta etapa uma pequena parte da cidade recebeu lampiões com lâmpadas incandescentes, nas fachadas das residências, que posteriormente foram trocadas por vapor metálico de 70 Watts.
Dessa forma, tinha-se no ambiente histórico dois tipos distintos de iluminação, pensando em valorizar o restante do conjunto arquitetônico, uma reinvidicação da comunidade São-joanense, Associação Comercial e Industrial de São João del- Rei (ACIdel-Rei), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IEPHA) e Fundação Otávio Neves.
A CEMIG presenteou a cidade em 08/12/2004 no inicio das comemorações dos seus 300 anos de fundação, com a substituição da iluminação pública para lampiões coloniais no centro histórico.
O projeto obedeceu o trajeto da rede subterrânea existente, atento à valorização do conjunto arquitetônico e garantindo níveis de iluminação seguros para a população. Além dessas características, serve para sinalizar toda a área histórica da cidade, ajudando aos turistas e visitantes a conhecerem as nossas centenárias construções.
A aplicação de técnicas de eficiência energética, trazem um grande benefício para a comunidade e sustentabilidade para o planeta. Neste caso, a redução do consumo na iluminação pública, representando uma economia na fatura de energia elétrica da Prefeitura Municipal de São João del- Rei e liberando uma energia para ser utilizada por outros consumidores sem investimento nos alimentadores. Gerando uma economia para Prefeitura Municipal para ser aplicada na comunidade e aumentando a atratividade turística da nossa região criando mais empregos, renda e impostos.