Souza, Jaci Florencio de; Leon Junior, Ovídio
Itaipu Binacional
As luvas isolantes de borracha protegem os profissionais que trabalham com eletricidade, de sofrerem choques elétricos por contato, quando na realização de suas atividades. A Norma NBR 10622 recomenda que as luvas isolantes de borracha passem por ensaios de aceitação e periódicos para verificação de sua integridade quanto à passagem de corrente elétrica.
A Norma NR-10, nos ítens 10.4.3.1 e 10.7.8, também estabelece que os elementos para isolação destinados a trabalhos com circuitos energizados devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos.
A Divisão de Laboratório – SMIL.DT, responsável pela execução dos ensaios em EPIs, promoveu a elaboração e confecção de um Dispositivo mecanizado, para realizar ensaios de tensão elétrica em luvas isolantes de borracha em substituição ao dispositivo manual existente.
Na concepção do Dispositivo, procurou–se otimizar a realização destes ensaios, de modo a facilitar e até mesmo, diminuir o contato físico do técnico com o espécime sob ensaio, proporcionando maior rapidez na troca da luva ensaiada, com conseqüente ganho de tempo e segurança na execução geral do ensaio.
Com a redução do tempo total do ensaio, as luvas aprovadas nos ensaios, são devolvidas mais rapidamente aos usuários, interferindo menos na execução de suas atividades.
Os resultados dos ensaios estão disponíveis no site da Intranet e também no Prontuário de Instalações Elétricas, no Portal Corporativo da NR10.