Mendes, Wesley; Rocha, Paulo da
CHESF
As práticas de governança corporativa, têm sido motivo de preocupação por parte das empresas, sendo freqüentemente avaliadas como fonte de desempenho superior. A importância da democratização da informação pode induzir um grau de confiabilidade para os investidores, e para os próprios acionistas, proporcionando a esses uma visão ampla da empresa no mercado. Algumas empresas têm utilizado a Internet como meio de relacionamento com os investidores, por conseguinte, estão oferecendo maiores graus de transparência corporativa ao mercado. Este artigo tem como objetivo verificar a existência de associações entre características de empresas do setor elétrico e a disseminação voluntária de informações financeiras usando a Internet, tomando como referência 62 empresas entre brasileiras, chilenas, e norte-americanas. Com base nos dados coletados utilizou-se análise multivariada, modelos de regressão linear múltipla e logística, para a verificar a existência de associações entre características das
empresas e a disponibilização de informações Financeiras nos Websites corporativos (foram verificadas 17 categorias em cada Website). A Seleção de algumas variáveis econômicas e financeiras permitiu estabelecer a relação entre a variável identificada como disposição da empresa a publicar seus dados e aquelas identificadas como sendo as mais relevantes do ponto de vista do mercado.
Alguns dos resultados da pesquisa revelaram que, tanto a rentabilidade do ativo (Roa), quanto o tamanho das firmas (lnTamf), estiveram positivamente relacionadas à quantidade de informações financeiras disponibilizadas no Website corporativo. Por outro lado, quanto maior o retorno anual das ações (Retn), menor foi a quantidade de informações financeiras disponibilizadas na rede mundial de computadores (Indice). Este aparente paradoxo encontrado, de certa forma foi surpreendente, dado que, em geral, as empresas buscam omitir baixa performance, aumentando o grau de assimetria de informações disponíveis aos stakeholders. De fato, as empresas de maior rentabilidade disseminaram uma maior quantidade de informações financeiras no Website corporativo, o que é consistente com a suposição de que empresas de melhor performance sejam propensas a disponibilizar informações para o mercado em geral. Porém, ressalte-se que mesmo as empresas sendo de capital aberto, com papéis negociados em Bolsa de Valores, quiçá a metade utiliza a rede mundial de computadores para comunicar-se com diferentes públicos interessados.