Baron, Paulo; Souza, Pedro
Elektro
Com objetivo de oferecer soluções integradas superando as exigências do mercador consumidor, por meio da distribuição de energia elétrica e prestação de serviços com qualidade, confiabilidade e segurança, a Elektro iniciou por intermédio de suas áreas de tecnologia, operação e manutenção, um plano de modernização de suas subestações, em vista da crescente taxa de falhas dos equipamentos devido ao tempo de vida útil.
A obsolescência dos reles de proteção e das remotas foi outro fator fundamental para a consolidação do Projeto, denominado Digitalização de Subestações, pois no novo modelo do mercado de energia, o processamento das informações, em tempo real, para se obter a situação dos processos e dos limites que se pode atingir, sem que se comprometa a disponibilidade e a segurança dos equipamentos e do sistema elétrico, torna-se um grande diferencial competitivo.
Com isso, a Digitalização das Subestações da Elektro tem como principal objetivo a melhoria contínua na Qualidade da Energia, na Redução dos Custos Operacionais e no Atendimento ao Cliente, através da modernização dos sistemas de supervisão, controle e proteção. Tal modernização constitui na substituição dos reles (eletromecânicos) e remotas, pelos reles digitais que com suas novas funcionalidades e tecnologias permitem total integração das funções de proteção, controle e supervisão deixando a subestação “enxuta”, com uma arquitetura modular, distribuída e padronizada.
O presente trabalho apresenta as principais características desse novo sistema o qual está sendo implementado desde 2002 nas subestações da Elektro.