Gabiatti, Adirano; Kaehler, Jose; Etchichury, Fabiano; Minussi, Marlon
PUCRS
A reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (SEB) iniciada no final da década de 90 possibilitou a competitividade das empresas no fornecimento dos serviços de energia. Esta competitividade permite a exploração de novos serviços vinculados ao fornecimento de energia elétrica, como por exemplo, novas formas de tarifação, contratos vinculados a novos energéticos, bem como a prestação de serviços de valor agregado.
Frente a este novo cenário, existe a necessidade, cada vez maior, por parte das distribuidoras de energia elétrica do conhecimento do seu mercado consumidor, não somente de suas características comerciais, mas principalmente do seu perfil típico de consumo, sazonalidade, curva de carga, particularidades do processo produtivo, troca de equipamentos e/ou insumos energéticos necessários à produção.
Tendo em vista o cenário de competição que se apresenta, e vislumbrando as informações necessárias para o real conhecimento de seus clientes, a AES Sul vem desenvolvendo dentro de um ciclo de P&D (Programa de Pesquisa e Desenvolvimento) uma base de dados de medição que permite o acompanhamento do comportamento de seus clientes horo-sazonais do Grupo A (Alta e Média Tensão), de suas subestações e alimentadores, além do estudo e a análise de dados históricos. Esta base de dados permite também a agregação de clientes conforme características predefinidas como classe de consumo, tensão de fornecimento, tarifa, atividade econômica (CNAE), faixas de consumo e demanda entre outras. A base de dados histórica contém dados de medição de clientes baseados e originados nos arquivos públicos utilizados pela concessionária para o faturamento dos clientes.
Além disso, a AES Sul está acrescentando a esta base ferramentas de validação e análise de dados de medição, onde será possível a verificação de comportamentos impróprios, através da geração e armazenamento de curvas típicas de carga e relatórios periódicos, tendo como objetivo principal uma melhor gestão do sistema elétrico de distribuição da concessionária.