Castro, Reinaldo; Aires, Joao; Flora, Rodrigo; Castro, Wesley; Oliveira, Henrique; Silva, Landi da; Belan, Julio
PUC; UFF; ELEKTRO
Este artigo apresenta a metodologia desenvolvida para se determinar, a partir de pesquisa de posses e hábitos de consumo (PPH) e através de dados de cadastro dos consumidores da área de concessão da Elektro, grupos homogêneos de consumidores. O objetivo é classificar um grupo de consumidores como normal (adimplente), inadimplente e fraudulento.
Para tanto, é feita inicialmente uma “clusterização” utilizando uma Rede de Kohonen para o banco de dados de cadastro disponibilizado pela distribuidora de energia. Tomando os grupos desta classificação prévia feita pela Rede identificam-se quais e quantos destes tiveram PPH’s realizadas. Para se ter a classificação de um grupo quanto a incidência de consumidores normais, inadimplentes e fraudulentos utiliza-se um processo de inferência Fuzzy, o qual identifica o percentual de consumidores em cada segmento. São apresentados os dados selecionados, tanto no âmbito do cadastro disponibilizado pela empresa, quanto no âmbito da pesquisa, os quais foram obtidos a partir da PPH. Destes dados disponibilizados apresentam – se também as variáveis que foram utilizadas, bem como o tratamento dado as mesmas.
Além disso, alguns resultados do software desenvolvido são mostrados para a construção dos “clusters” do município de Guarujá que compõe a área de concessão da Elektro.