Controle inteligente de medições de fronteira e balanço de energia Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Varasquim, Luiz; Mano, Rui; Maia, Denis

KEMA

Com a necessidade de reduzir as perdas de uma Distribuidora de Energia Elétrica, o balanço de energia e as medições de fronteiras passam a ter um papel fundamental para atingir esse objetivo.
O presente estudo descreve uma metodologia para implementar um controle sistemático de parâmetros que embasam a análise das perdas da Empresa. Para apoiar a metodologia foi utilizado o software Revenue Intelligente – RI, uma ferramenta que organiza o histórico de consumo ponto a ponto, fronteiras e cargas,
bem como todas as grandezas elétricas que se fizerem necessárias para um controle preciso do fluxo de carga nesses pontos. Para todas as variações que extrapolem uma normalidade definida, o software gera alarmes com mensagens automáticas para o pessoal responsável, permitindo uma ação imediata para corrigir algum o problema ou utilizar as informações para consolidar os dados do período em curso.
O estudo contempla ainda o controle do sistema elétrico até os pontos que dispõem de medições registradas, de forma a controlar os fluxos de carga por alimentador ou mesmo ao longo desse. Com o conhecimento do consumo nos alimentadores mais críticos,
pode-se determinar onde estão as maiores perdas elegendo postos transformadores suspeitos e via medições temporárias identificar com muita precisão qual o volume de perdas em cada um deles, o que permite direcionar de forma inequívoca as ações para redução das perdas, comparando o consumo real dos clientes ligados com o medido no posto.
Como resultados principais, podemos citar que: i) Todos os fatos notáveis são registrados nos sistemas de gestão das fronteiras e das cargas no sistema elétrico da Cia; ii) Todas as variações fora do padrão são alarmadas e comunicadas ao responsável via e-mail, automaticamente; iii) Facilita a análise de eventuais anomalias no sistema elétrico que possam impactar compras e vendas de energia e as perdas, de forma inteligente e prática; iv) Proporciona maior precisão nos cálculos de Perdas Técnicas e não Técnicas; v) Melhora o direcionamento das ações de inspeção para combate a Perdas não Técnicas.
Neste momento está em utilização em uma empresa no Brasil e em fase inicial de utilização do Projeto em uma empresa Distribuidora no Caribe.
Empresa
  • KEMA
Países
  • Brasil
Autores
  • Maia, Denis
  • Mano, Rui
  • Varasquim, Luiz
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒