Veiga, Davi; Abreu, Marcio; Marques, Maria; Rosario, Sizana do
Eletrobras
A Eletrobrás, no âmbito do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica atua, por meio de seu núcleo PROCEL GEM – Gestão Energética Municipal, colaborando com o prefeito na gestão e uso eficiente de energia elétrica nas unidades da Prefeitura, bem como na identificação de oportunidades de economia e geração de energia. Desde 2003, o núcleo trabalhava com uma metodologia que ao longo do tempo não se mostrou eficaz e econômica para atender municípios pequenos, com até 30.000 habitantes. Desta forma, procurou-se um projeto alternativo que atendesse a esta lacuna identificada.
O objetivo deste novo projeto é formar Agentes Municipais de Eficiência Energética (AMEEs), em todo o território brasileiro, capacitando-os nos conceitos de eficiência energética, principalmente Iluminação Pública, Prédios Públicos e Cultura da Eficiência, motivando-os a implementar ações que reduzam o desperdício de energia elétrica das prefeituras e a disseminar conceitos aos habitantes de seus municípios.
Primeiramente é solicitado às prefeituras que sejam inscritos no projeto eletricistas, ou seja, quem de fato pode incorporar ações de eficiência energética à sua rotina diária de trabalho. A partir daí, a metodologia é constituída de 3 etapas principais.
Preliminarmente, é enviado para estudo dos participantes, o material de ensino à distância desenvolvido especialmente para este projeto. Num 1º encontro, ocorre a capacitação em eficiência energética, trabalho em equipe e técnicas de apresentação. No 2º, 30 dias após, são preparados planos de ação para corrigir os problemas identificados nos municípios e reforçados os conceitos aprendidos no 1º encontro. No 3º, 6 meses após o 2º, são apresentados os resultados alcançados. Já foram implementados 3 projetos que formaram 44 AMEEs em 33 municípios, e economizaram, juntos, energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 6.000 habitantes durante um ano, evitando um investimento de cerca de R$ 2 milhões para construção de usinas geradoras de energia. É a primeira vez que um projeto de GEM gera resultados diretos de economia de energia elétrica.
A maior contribuição que o projeto deixa é a possibilidade de uma mudança cultural, com objetivo no combate ao desperdício de energia elétrica e passando pela preservação do meio ambiente, pela melhoria da qualidade de vida da comunidade e pela capacitação dos técnicos que participam do projeto. O próximo passo deve ser a difusão desta experiência inovadora para que os bons resultados sejam multiplicados.