Santos, Fabio; Zanoni, Cicero; Kaehler, Jose
PUCRS
As empresas concessionárias dos serviços públicos de distribuição de energia elétrica brasileiras desenvolvem programas de promoção do uso racional e eficiente de energia elétrica, dentro das suas áreas de concessão. Diante disso, muitas delas não possuem informações suficientes para executar ações pelo lado da demanda que se reflitam como ganhos no planejamento da distribuição como unidade de negócio da empresa.
Levando em conta tal panorama desenvolveu-se o SIADAGE, um sistema de apoio à decisão que subsidia a criação de projetos de eficiência energética. Este sistema visa proporcionar informações de gestão, apresentando como resultados de suas simulações os reflexos que as ações pelo lado da demanda tem no sistema de distribuição e sub-transmissão da concessionária.
O programa possibilita a caracterização de cada um dos processos produtivos dos clientes da concessionária bem como a definição das características técnicas dos equipamentos envolvidos em cada um deles. O objetivo do programa é apoiar a criação de projetos de eficiência energética simulando o impacto futuro dos mesmos, não somente para o cliente individualmente, mas também para o sistema de distribuição da concessionária em sua totalidade (Transformadores, Alimentadores e Subestação) caso o projeto em análise seja aplicado para os demais clientes pertencentes a mesma classe de consumo além de outras características de similaridade específicas.