Nakagaki, Gilson
COPEL
Em razão da abertura de mercado de energia elétrica, fidelizar clientes estão entre os principais desafios que as distribuidoras estão enfrentando, para manter sua base de consumidores e evitar perdas de faturamento. Mais do que nunca, investir na construção de um relacionamento personalizado com os clientes e, ao mesmo tempo, prover níveis de serviços e soluções com melhor qualidade e agilidade, tornam-se essenciais para melhorar a rentabilidade das organizações.
O presente trabalho apresenta uma solução para atendimento das necessidades dos clientes potencialmente livres da COPEL, identificada na pesquisa de opinião realizada pela Diferencial Pesquisa de Mercado, que é a promoção da melhoria da eficiência energética dos processos produtivos tanto industriais como comerciais.
Para consecução do produto, foi necessário estruturar um sistema de avaliação e o desenvolvimento de um “software”, de modo a sistematizar a análise dos diversos aspectos relacionados ao consumo e uso das fontes energéticas nas diversas plantas, visando permitir identificar os processos críticos e o posterior planejamento de melhorias a fim se otimizar o uso dos insumos energéticos.