Vitor, Antonio; Fernandes, Ronaldo
Elektro
Hoje em dia muito se fala sobre a conexão de geração distribuída como um caminho sem volta para a evolução dos sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Os Aspectos positivos advindos da instalação de fontes de energia distribuídas ressaltados são: custos de expansão evitados, diminuição de impactos ambientais e até redução das perdas técnicas de energia. Tais benefícios têm embasado incentivos à implantação desta modalidade de geração, seja na regulamentação ou nas tarifas.
Pouco se discute sobre conseqüências negativas que devem ser consideradas quando da análise da integração de geração distribuída. Em muitos casos de estudos de integração de geração distribuída, elaborados pela ELEKTRO – Eletricidade e Serviços S.A., foram observados problemas relevantes que trataremos neste trabalho.
Especial atenção foi dada ao aumento de perdas que este tipo de geração provoca. Outros aspectos como a segurança da operação e manutenção e aqueles relativos à proteção dos sistemas elétricos
também serão comentados.
A conexão de geração distribuída em Baixa Tensão também é um problema relevante, considerando o risco de acidentes e a dificuldade no controle de suas instalações.
A questão dos incentivos deve ser reavaliada, tendo em consideração critérios que delimitem sua aplicação aos casos que realmente os justifiquem.