Santos, Claudio dos; Escobar, Celio; Silva, Donato
CPFL
A regulação de tensão é um dos principais fatores que devem ser considerados para uma adequada operação do sistema elétrico de distribuição. Adicionalmente, o grau de qualidade da energia elétrica suprida pelas concessionárias depende substancialmente das variações na tensão eficaz fornecida.
Neste trabalho é apresentado um estudo de caso onde foi aplicado o ajuste do LDC – Line Drop Compensator (Compensador de Queda de Tensão na Linha) – em Reguladores de Tensão (RTs), para viabilizar um atendimento a uma nova indústria na área de concessão da CPFL (Cia. Paulista de Força e Luz), objetivando uma solução otimizada para a utilização desses ativos.
São discutidos os vários aspectos relevantes para definição dos ajustes adequados dos Reguladores de Tensão quando o LDC está habilitado. São verificados e quantificados os ganhos técnicos e econômicos propiciados pela utilização desta funcionalidade. Dentro dos ganhos econômicos foram estimadas a diminuição das perdas elétricas e a economia de equipamentos de regulação de tensão, com relação às soluções sem aplicação do LDC. Também são apresentadas as tensões calculadas através de simulações feitas antes dos ajustes do LDC, bem como os resultados de medições de tensão realizadas em campo, de modo a ratificar os resultados esperados.
Destaca-se a importância desta aplicação em áreas rurais onde a existência de redes extensas faz com que os atendimentos ao crescimento da demanda necessitem de adequadas análises de regulação de tensão, utilizando esses ativos de modo maximizado e eficiente.