Análise de viabilidade técnica de emprego da função de distância de relés microprocessados em redes de distribuição com cogeração Sin categoría

TRABAJOSTECNICOS CIER

Scarassati, Paulo; Senne, Evaldo

CPFL

O atendimento às cargas de forma radial e isolada não se torna atrativo, devido à baixa confiabilidade dessa configuração operativa, quando comparada a um sistema interligado. Os requisitos técnicos de proteção visam garantir a integridade dos sistemas elétricos e equipamentos da concessionária e do autoprodutor na ocorrência de defeitos.
Para determinadas situações, em linhas de distribuição de 15 / 25 kV, em final de trecho, podem ocorrer faltas não sensibilizadas por relés de sobrecorrente devido à corrente de carga estar próxima a corrente de curto-circuito de fase. Um aspecto que tem preocupado as concessionárias de energia é o desempenho do processo de distribuição de energia elétrica, que está relacionado a falhas que venham a ocorrer no sistema sem o desligamento do mesmo. 
Estes tipos de falta constituem um problema bastante grave que prejudica o desempenho da rede de energia elétrica, podendo por em risco a vida de pessoas e a diminuição da vida útil de alguns equipamentos.
A técnica será usada em linhas de distribuição de 15 / 25 kV com pequenos geradores conectados ao sistema, afim de que os mesmos não fiquem alimentando um curto-circuito e não trabalhem ilhados, prejudicando a qualidade de energia do sistema envolvido.
Empresa
  • CPFL
Países
  • Brasil
Autores
  • Scarassati, Paulo
  • Senne, Evaldo
Documentos/Video Contenido bloqueado 🔒