Coelho, J.; Bettiol, A.; Issicaba, D.; Knoiseisen, A.; Alcantara, M.
LABPLAN; UFSC; CELG
Em função do forte e contínuo crescimento da demanda de energia elétrica nos últimos anos, os sistemas de distribuição de energia elétrica no Brasil enfrentam grandes dificuldades técnicas para atender adequadamente as cargas existentes e futuras, principalmente àquelas situadas a grandes distâncias dos principais pontos de suprimento (subestações). Têm-se assim como conseqüências diretas desse fenômeno, problemas relacionados à elevação do carregamento dos alimentadores de rede, bem
como o crescimento das perdas elétricas e a queda de tensão nos alimentadores de distribuição. Dentre as opções técnicas disponíveis para a solução (ou amenização) desses problemas, destaca-se a compensação reativa dos alimentadores de média tensão por meio da alocação de capacitores, principal tema desse trabalho.
A metodologia multicritério proposta neste trabalho utiliza-se de um Algoritmo Genético para a busca pela compensação reativa ótima em alimentadores primários de distribuição. O método possui grande grau de generalização, sendo válido para qualquer tipo de carga, distribuída ao longo do alimentador ou não, e com diferentes bitolas de condutor. Realizaram-se assim várias simulações numéricas com dados reais referentes a sistemas de distribuição da região Centro-Oeste brasileira (empresa CELG), sendo que a metodologia levou em consideração os critérios de custos de aquisição e manutenção de bancos de capacitores, bem como os custos das perdas elétricas do sistema de distribuição. Nas simulações realizadas, a ferramenta de apoio ao planejamento e gestão de sistemas de distribuição determinou a melhor solução para a alocação de bancos de capacitores, propiciando redução do consumo de energia reativa, redução das perdas elétricas e uma significativa melhoria nos níveis de tensão ao longo do alimentador.